Correção de Fator de Potência

Sua empresa pode reduzir os custos eliminando as multas por excedente de reativo na fatura de energia.

O Fator de Potência é um índice que representa a eficiência da utilização de energia. Valores ideais de fator de potência, próximos de 1.00, mostram que o uso da energia elétrica se dá de maneira eficiente, enquanto valores baixos evidenciam o mau aproveitamento e representam uma sobrecarga para os sistemas elétricos.

Segundo a legislação vigente o fator de potência deve ser no mínimo 0,92.

O baixo fator de potência traz consequências ruins, como:

  • Multa na Fatura de Energia Elétrica. Se o fator de potência estiver abaixo de 0,92 uma multa incide sobre a fatura.
  • Perdas de Energia Elétrica. Provocando o aumento do aquecimento de condutores e equipamentos.
  • Quedas de Tensão. Ocasionado pelo aumento da corrente devido ao excesso de energia reativa.
  • Subutilização da Capacidade Instalada. A energia reativa ocupa um espaço na instalação que pode ser utilizado para atender novas cargas caso o fator de potência seja melhorado.

A correção mais comum é dada pela instalação bancos de capacitores. Esta correção traz vantagens como melhoria da tensão e redução das perdas, também libera capacidade para instalação de novos equipamentos sem a necessidade de investimentos em novos transformadores ou substituição de condutores para esse fim.

Vantagens da Empresa:

  • Redução significativa do custo de energia elétrica.
  • Aumento da eficiência energética da empresa.
  • Melhoria da tensão.
  • Aumento da capacidade dos equipamentos de manobra.
  • Aumento da vida útil das instalações e equipamentos.
  • Redução do efeito Joule (perdas por aquecimento).
  • Redução da corrente reativa na rede elétrica.
  Correção Comum Correção Bravo Energia
Medições Não é realizada nenhuma medição, o dimensionamento se baseia em tabelas de fabricantes. Além da consulta em tabelas, são realizadas medições analisadores de energia para atender às demandas de cada cliente.
Metodologia Instalação de capacitores e banco de capacitores junto ao quadro geral de distribuição. É realizada a correção geral e local de fator de potência, evitando multas e melhorar os níveis de tensão das instalações
Controle São utilizados controladores automáticos de fator de potência. Na maioria dos casos, apenas uma das fases é utilizada como referência, o que pode ocasionar erros de correção e incidência de multa. O controle é realizado pelo gerenciador de energia elétrica. São utilizadas como referência a medição geral de energia elétrica da concessionária e a integração com diversos multimedidores já existentes, otimizando a correção.
Supervisão Não existe supervisão remota, o corpo técnico da empresa deve se deslocar até um painel para verificar a leitura. Via software, permite-se que o responsável tenha acesso a todas as informações dos medidores em tempo real.Além disso, um banco de dados é gerado com relatórios sobre consumo, demanda e fator de potência que podem ser filtrados em intervalos de 15 minutos.

Quer ajuda para reduzir seus custos de energia?